Mídia

Por que não?

24 de outubro

Confira algumas formas de tornar a sua alimentação mais saudável, sabendo o "Por que não" de:

 

BATATA EM FLOCOS

O que é batata em flocos?

 
A batata em flocos é uma mistura química feita a partir de batata desidratada, muito utilizada na cozinha industrial em purês, nhoques, bolinhos de batata, entre outras preparações. Para prepará-la, basta adicionar água e margarina no floco de batata para obter um purê extremamente homogêneo em poucos minutos. 
 
Quais os malefícios à saúde?
 
Para se obter esse resultado instantâneo na preparação, a batata em flocos tem como ingredientes batata, emulsificante (mono e diglicerídeos de ácidos graxos), estabilizante: (pirofosfato dissódico (INS 450i)), antioxidante (ácido cítrico,) conservante metabissulfito de sódio e corante natural (cúrcuma). Componentes químicos que trazem muitos malefícios à saúde. 
Na Detella é utilizado receitas com batata inglesa in natura.  
 
 
EXCESSO DE PROTEÍNA
 
O excesso de proteína prejudica a saúde?
Sim, quando consumimos mais proteína que o indicado, acontece uma hiperfiltração nos rins por conta do excesso de ureia, ou seja, os rins trabalham mais para eliminar a ureia e a longo prazo, causar problemas como hipertensão, diabetes e inflamação nos rins. Sem contar que os alimentos ricos em proteínas, principalmente aqueles de origem animal, podem conter porções significativas de colesterol.
 
Qual a quantidade indicada?
 
A recomendação de proteína é de 1,2 a no máximo 2,0 gramas por quilo de peso/dia. Por exemplo, um homem de 70 quilos pode consumir no máximo 140 gramas de proteína no dia. Lembrando que os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.
 
 
LÍQUIDOS DURANTE A REFEIÇÃO
 
A ingestão de líquidos durante a refeiçao prejudica a digestão. Quando você bebe demais (acima de 200 ml, ou um copo médio),  além do estômago ficar dilatado, o líquido dilui o suco gástrico, o qual é fundamental para a digestão e o início da absorção das vitaminas e minerais.
Sem contar que  pode dar ao cérebro uma falsa sensaçao de saciedade, que quando passar, como o corpo não recebeu nutrientes suficientes, faz com que a fome volte com tudo e o comum é compensar exagerando na próxima refeição. 
Então quando devo tomar líquidos?
 
Devemos consumir líquidos ao longo do dia para nos mantermos bem hidratados. Porém o ideal é bebermos, preferencialmente água, meia hora antes e nas duas horas depois das refeições. Nesses horários, devemos evitar especialmente os refrigerantes, que contêm gases que estufam o abdômen e atrapalham ainda mais os mecanismos da digestão.
 
 
MARGARINA
 
Por que não consumir Margarina?
 
A margarina nada mais é do que uma gordura de origem vegetal,  feita à base de óleos, que passam pelo processo de hidrogenação. Para  que adquiram a consistência, cor e cheiro característicos do produto, são adicionados muitos produtos químicos como solventes, aditivos sintéticos e até mesmo alvejantes, tormando a margarina um vilão para a nossa saúde.
 
Por que ela faz tão mal à saúde?
 
A margarina é rica em  gordura trans ( resultado do processo de hidrogenação ), que não existe na natureza, e por isso nosso organismo não consegue processá-la ou absorvê-la. Sendo assim, o consumo deste tipo de gordura acaba causando desequilíbrios no corpo, como o aumento das taxas do colesterol no sangue e, segundo estudos recentes, o aumento no risco de infarto. 
 
 
ALTO CONSUMO DE SAL
 
O sal é um alimento que realça o sabor das preparações mas não deve ser consumido em grandes quantidades.
O cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha, utilizado em grande quantidade pode gerar problemas de saúde como retenção de líquidos, aumento da pressão arterial (hipertensão) e sobrecarga dos rins.
O sódio é encontrado em diversos alimentos como: biscoitos, refrigerantes, temperos industrializados, embutidos, salgadinhos, entre outros.
 
 
COMPOSTO LÁCTEO
 
Composto lácteo  X  leite
 
Você sabe a diferença entre leite e composto lácteo? O leite é um produto natural, composto por água, vitaminas, proteínas, enzimas e lactose. Ele tem cálcio mais biodisponível, que é absorvido totalmente pelo nosso organismo.
 
Já o composto lácteo não pode ser chamado de leite, pois tem outros ingredientes em sua composição e é feito a partir de leite reconstituído (produto resultante da dissolução em água do leite em pó, adicionado ou não, de gordura láctea, até atingir o teor gorduroso).
 
Na Detella optamos pelo natural, por isso nossas preparações (como sobremesas, molhos, purês, bolos, entre outras) são elaboradas com leite.
 
Na Detella utilizamos temperos naturais para intensificar o sabor das preparações!
 
 
TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS
 
Que o sal é um vilão da saúde todos sabem, porém, o que muitos não sabem é que os temperos industrializados também são muito perigosos, devido ao excesso de sódio, glutamato monossódico, gordura, açúcar, aromatizantes e conservantes artificiais. 
Na Detella utilizamos somente temperos naturais!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento