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O Que Você Vai Beber?

13 de fevereiro
Com a chegada das estações quentes sentimos a necessidade de ingerir mais líquidos, momento é ideal para avaliar a qualidade das bebidas que consumimos em nossa rotina. “É vital que nossos cuidados com a alimentação passem também pelo copo. Muitas vezes seguimos uma dieta balanceada e pecamos na hora de beber, consumindo substâncias que podem colocar todo o nosso planejamento alimentar a perder”, explica Patricia Trevisan, nutricionista e gestora da Detella Restaurantes Empresariais. “A ênfase é para água, obviamente. Sua ingestão está relacionada com o bom funcionamento renal, regulação da temperatura corporal, diminuição na retenção de líquidos, emagrecimento, e melhoria na circulação sanguínea. A recomendação é que um adulto consuma dois litros, diariamente”, afirma Patrícia. De acordo com ela, em seguida à água, os sucos naturais são a bebida mais saudável. “Os sucos podem ser potentes aliados na manutenção da nossa saúde pois, além de hidratar, fornecem grande quantidade de vitaminas”, complementa Lilian Fontana Fries, nutricionista, que também atua como Coordenadora Operacional da empresa. A seguir, Patrícia e Lilian respondem alguns questionamentos e apresentam argumentos importantes a serem considerados na hora de escolher o que você vai beber.
 
Qual é a principal diferença entre o suco de frutas natural e o refrigerante?
 
No suco natural os ingredientes são as frutas inteiras e água, com a adição ou não do açúcar. O refrigerante é uma bebida gaseificada obtida pela dissolução em água, de suco ou extrato vegetal da fruta (de 2 a 10% do total da bebida), adoçada por açúcar ou edulcorantes, corantes e conservantes. O refrigerante não possui vitaminas e mineras na sua composição, além de ser rico em calorias e sódio.
 
Qual a frequência e a quantidade indicada para beber sucos na época de calor?
 
O suco de frutas natural pode ser ingerido de uma a duas vezes ao dia, mas não é ideal para substituir a ingestão de água pois possui calorias (que a água não tem). 
 
Quais os benefícios que o suco pode trazer para a saúde? 
 
A ingestão de suco beneficia principalmente pessoas que não ingerem frutas diariamente. Beber o suco de frutas aumenta a ingestão de vitaminas, minerais e fibras. Ele pode ser incluído no café da manhã, almoço e nos lanches da tarde.
 
É verdade que o suco pode ser muito calórico?
 
Os sucos naturais, em sua maioria, possuem mais calorias do que a fruta in natura. Para a produção de 1 copo de suco, geralmente são necessárias 2 a 3 unidades de fruta, o que faz com que o valor calórico ingerido seja maior do que se consumida 1 unidade de fruta. 
 
É possível beber sucos com pouco ou nenhum açúcar? 
 
Nosso paladar é moldado de acordo com nossas escolhas. Quanto mais utilizarmos açúcar nas nossas preparações, maior será a necessidade do aumento deste ingrediente para que possamos sentir o sabor adocicado. A Detella Restaurantes Empresariais tem o objetivo de proporcionar uma alimentação saudável preservando a qualidade de vida de seus clientes. Por isso, disponibiliza em seu buffet suco natural sem açúcar, sendo este o mais indicado para o consumo diário, já que possui apenas as calorias da fruta. 
 
Como extrair o máximo dos nutrientes dos sucos?
 
O preparo dos sucos deve ser realizado próximo ao horário de consumo. Para obtermos as fibras disponíveis nas frutas, ao invés de espremê-las, devemos higienizá-las e triturá-las integralmente, maximizando o aproveitamento de vitaminas e minerais. O ideal é que as fibras resultantes do trituramento também sejam consumidas. 
 
Quais os benefícios da água saborizada? 
 
A água saborizada é elaborada com a adição de frutas, ervas, verduras, sementes ou especiarias. Tem como principal objetivo adicionar sabor natural à água para estimular a ingestão hídrica. Pode ser consumida livremente ao longo do dia, pois não possui adição de açúcares em sua composição. A utilização de termogênicos como gengibre e pimenta, aceleram o metabolismo, podendo auxiliar na perda de peso.  
 
Qual a diferença entre o suco de fruta integral e o suco industrializado (polpa/ néctar/ refresco em pó)?
 
O suco industrializado tem porções mínimas de frutas na sua composição (de 1 a 40% de fruta) e precisam de estabilizantes artificiais para manter o sabor e aroma. No suco de frutas natural tais produtos não são acrescidos. Os sucos naturais possuem frutose (açúcar da fruta) vitaminas e minerais naturais. A polpa é definida como um produto não fermentado, não concentrado, obtido da fruta, por processo tecnológico adequado (esmagamento das partes comestíveis e, posteriormente, congelamento). A polpa precisa ser dissolvida em água ou leite. É uma opção menos nociva do que o refrigerante, por exemplo, mas, por causa do processo de congelamento, a polpa acaba perdendo algumas propriedades nutricionais da fruta. O néctar é obtido pela diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares. Contém em média 40% de suco original da fruta e o restante da composição pode envolver água, açúcar, corantes, conservantes e outros aditivos para correção do sabor. Já o refresco (o famoso suco em pozinho) precisa ser diluído em água. É o mais artificial de todos, pobre em propriedades nutricionais, rico em sódio e possui pouquíssima polpa de fruta, cerca de 1%.
 
 “O sabor do suco natural servido pela Detella Restaurantes Empresariais é muito agradável. Gosto de saber que nossa bebida é mais saudável e não contém ingredientes artificiais. O grupo GRX Mundi preocupa-se em oferecer aos seus profissionais uma alimentação saudável, contribuindo com a saúde e o bem estar de cada um” - (Janete Tews - Gestora de Pessoas do grupo GRX Mundi)
 
CONHEÇA AS PROPRIEDADES DOS SUCOS
 
Sucos com laranja, bergamota e limão: possuem predominantemente vitamina C, responsável pela modulação do sistema imunológico, além de combater radicais livre, retardando desta forma o envelhecimento precoce. Contém também vitaminas do complexo B e minerais como potássio. 
 
Sucos com mamão / cenoura: são ricos em carotenoides, vitaminas responsáveis pelo embelezamento do cabelo, pele e unhas. O mamão contém também a enzima papaína, facilitando a digestão de proteínas.
 
Sucos com melancia: são excelentes hidratantes naturais pois são ricos em minerais como potássio e fósforo.
 
Sucos com abacaxi: são fonte de vitamina C e carotenoides. Possuem a enzima bromelina, facilitando a digestão das proteínas.
 
Sucos com hortelã: auxiliam no processo de digestão e desintoxicação do organismo.
 
Sucos com couve folha: são ricos em vitaminas do complexo B e ferro. Deve ser consumidos com alimentos que contenham vitamina C para potencializar a absorção de ferro.
 
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