Mídia

Como Manter um Bom Relacionamento Com os Doces?

13 de fevereiro
Por que gostamos tanto de açúcar? Eis ai uma pergunta interessante já que os doces são o “Calcanhar de Aquiles” de qualquer dieta. Como resistí-los? Difícil. Mas por que será? “Uma das respostas é o fato de que o consumo de alimentos ricos em açúcar está relacionado ao sentimento de bem-estar e prazer. Frequentemente os consideramos como uma recompensa, ou como a melhor parte de uma refeição”, explica a nutricionista Lilian Fries, da Detella Restaurantes Empresariais. “Ao nascimento não possuímos paladar desenvolvido. Ele é moldado ao longo de nossas experiências alimentares, por meio da introdução dos alimentos. Então a resposta pode estar aí, na forma como o seu paladar foi moldado”, sugere a especialista. De acordo com ela esse é um dos motivos pelos quais devemos evitar adoçar mamadeiras, sucos e oferecer doces a crianças de até dois anos.
 
Mas será que o consumo de doces é benéfico para algum aspecto da nossa saúde ou só traz malefícios? “Assim como grande parte dos alimentos, o que é prejudicial quanto ao consumo de açúcar é se a quantidade ingerida for exagerada”, alerta a especialista. “É possível mantermos uma alimentação saudável consumindo doces, o que deve ser evitado é o excesso!”, tranquiliza. “Quando ingerido, o açúcar é transformado em glicose, responsável pela produção de energia em nosso corpo. Açúcares brancos refinados devem ser evitados em nossa alimentação diária, já que as derivações dos açúcares estão presentes em grande parte dos alimentos sem que saibamos (frutas, verduras, biscoitos, pães e doces)”, exemplifica. A profissional pontua que a Detella Restaurantes Empresariais possui uma política bastante cuidadosa quanto ao uso dos doces no cardápio, no intuito de, além de preparar refeições saborosas, contribuir com a saúde dos clientes. A seguir, ela responde algumas dúvidas sobre a maneira ideal de se relacionar com os doces.
 
NOI: Como funciona o programa “Vida Leve” da Detella Restaurantes Empresariais?
 
Lilian Fries: A partir do objetivo de proporcionar alimentação saudável, com o foco em pratos com redução de carboidratos e açúcares, gorduras e sódio, a Detella Restaurantes Empresariais disponibiliza aos seus clientes, de acordo com cada contrato, a proposta “Vida Leve”. Alguns diferenciais desse projeto são a oferta de arroz integral ou massa integral, carne grelhada, assada ou cozida, legumes refogados, saladas e, como sobremesa, especialmente frutas da época.
 
Quais os benefícios para a saúde de substituir o doce por frutas?
 
L.F.: Essa atitude pode auxiliar na perda de peso já que no geral frutas são menos calóricas do que alimentos ricos em açúcar. As frutas, além de serem fonte de fibras, promovendo a saciedade, são ricas em vitaminas, minerais e líquidos. Elas ajudam a manter a pele hidratada e fornecem antioxidantes, retardando o envelhecimento precoce.
 
Qual a diferença entre açúcar mascavo, integral e refinado? Qual é mais saudável?
 
O açúcar mascavo é o mais saudável, pois é a forma natural do produto, produzido integralmente do cozimento do caldo da cana, sem sofrer processamentos químicos para sua clarificação ou refinamento. É rico em ferro, vitaminas e minerais. O açúcar refinado ou branco é derivado do açúcar mascavo, entretanto para atingir a cor branca ele sofre clarificação e refinamento, perdendo suas vitaminas e minerais, sendo considerado, portanto, um alimento de “caloria vazia”, ou seja, fornece apelas calorias/carboidratos, sem vitaminas ou minerais. Ele é o grande responsável pela Diabetes tipo 2 (causada pela alimentação). A frutose é o açúcar natural, presente em grande quantidade em frutas. Possui poder adoçante muito maior do que a sacarose (açúcar comum ou mascavo). Atualmente alguns adoçantes possuem frutose em sua composição. Na Detella Restaurantes Empresariais, além de criarmos receitas com o açúcar mascavo (mais saudável) e especiarias (que possibilitam reduzir a quantidade de açúcar) também não utilizamos composto lácteo. Apenas leite no preparo de nossos doces.
 
Qual a diferença entre composto Lácteo e Leite Integral?
 
O composto lácteo é produzido, em sua grande parte, pelo soro do leite e alguns outros compostos vegetais. Em sua composição deve ter no mínimo 51% de leite integral, entretanto por possuir esta composição não é considerado leite. O leite integral, o semidesnatado e o desnatado são alimentos produzidos por mamíferos. No geral, o leite mais consumido pela população é o leite de vaca, entretanto outras opções como de cabra e ovelha estão sendo utilizadas como fonte láctea. Composto por gorduras, proteínas e minerais, o leite derivado de bovinos é utilizado há séculos como fonte de energia e principalmente de cálcio. A diferenciação entre leite integral, semidesnatado e desnatado é quanto a quantidade de gordura no alimento. No leite integral não houve retirada de gordura, no semidesnatado houve redução em torno de 25% da gordura e no desnatado houve praticamente a retirada total da gordura.
 
Que benefícios o consumo de especiarias pode trazer para a saúde?
 
A adição de especiarias em preparações doces é extremamente benéfica para a saúde, pois possibilita a redução da quantidade de açúcar nas preparações sem que haja diminuição do sabor. Canela, gengibre e pimenta são alimentos termogênicos, ou seja, auxiliam o organismo no gasto energético, além de conferirem um sabor diferenciado aos doces. Esses itens ficam muito saborosos quando adicionados a preparações com frutas. O anis estrelado e o cardamomo também podem ser adicionados a pães doces, cremes e geleias, conferindo um sabor adocicado e marcante.
 
Por que observamos que mulheres normalmente gostam mais de doces (em geral) do que os homens?
 
As mulheres sofrem ao longo do mês variações hormonais causadas principalmente pela ovulação. Apesar de cientificamente não comprovado, no período pré-menstrual, observa-se aumento de consumo de alimentos doces, pois eles elevam a produção de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) causando a sensação de bem-estar e felicidade.
 
Confira a NOI no site:
 
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento